FacebookTwitterLinkedIn

Como administrar o dinheiro da minha empresa?

foto em recorte de zoom mostrando tronco de pessoa ao fundo, com braços estendidos sobre uma mesa, utilizando uma calculadora e um notebook, rodeado por papéis; representando como administrar o dinheiro da minha empresa.

Lidar com dinheiro já é um desafio e tanto na vida pessoal. Mas, quando se trata da conta PJ, essa dificuldade tende a aumentar. Isso acontece porque grande parte dos empresários, principalmente de micro e pequenas empresas e startups, entram no mundo dos negócios sem aprofundar seu conhecimento em finanças.

Como indica pesquisa feita pelo Sebrae, 23% das micro e pequenas empresas fecham antes mesmo de completar 5 anos. A taxa aumenta para 30% quando se trata de MEIs.

Um dos principais problemas enfrentados por esses negócios é o endividamento para a abertura do empreendimento. Às vezes, é preciso investir para tornar a iniciativa viável – e a falta de retorno imediato a esse investimento pode levar o pequeno empresário ao não cumprimento das suas obrigações.

Por isso, controlar as economias e gerir adequadamente as dívidas é fundamental para a sobrevivência e sucesso da sua empresa. A boa notícia é que isso pode ser feito de forma simples, prática e intuitiva, a partir de um instrumento incrível da transformação digital. 

A importância de manter as finanças em dia

Fazer a gestão contábil vai bem além de saber o quanto a organização tem em caixa. O processo que vai se relacionar com todas as facetas que compõem as finanças de um negócio, incluindo, mas não se limitando a, receita, ativos e passivos, pagamentos de tributos e gestão de cobranças.

Apenas com o conhecimento ampliado de matemática financeira – e com muita atenção aos detalhes contábeis – é plausível identificar as inúmeras possibilidades de aumento da rentabilidade. Isso porque, dessa maneira, torna-se factível a mensuração do ROI e da potencial economia que novos negócios vão gerar.

Daí a necessidade de criar estratégias para administrar o setor financeiro, evitando problemas que comprometam a saúde e a imagem da pequena empresa ou startup.

Para além de controlar a emissão de boletos, notas fiscais e conferir as contas a pagar e receber, é importante adotar ações que ajudarão a preservar seu dinheiro. As essenciais são:

Separe as contas pessoais das comerciais

Quando você administra o próprio negócio, é comum misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Essa é a receita certa para que a confusão nos registros contábeis e financeiros da organização esteja armada.

É importante fazer essa separação com o objetivo de proteger as finanças do negócio. Como? Deixando claro tudo o que foi movimentado no orçamento corporativo, inclusive potenciais antecipações de lucro para salvaguardar as despesas diárias do microempresário. Assim, os dados serão mais efetivos – e até mesmo atrativos – para um possível investidor.

Priorize a negociação com fornecedores

Ter um bom gerenciamento financeiro não se resume a acompanhar a diferença entre entradas e saídas do dinheiro na empresa. É indispensável ir além, focando em negociações factíveis e que possam dar respiro ao negócio.

Ao se acertar com os fornecedores sobre prazos e entregas, é possível melhorar a rentabilidade e aumentar o fluxo de caixa. Não tenha medo ou vergonha de sugerir propostas. Afinal, não é porque você é empresário que não pode barganhar.

Ao realizar suas compras ou firmar contrato com um fornecedor, negocie descontos, prazo maior para pagamento, bonificação, entre outros acordos. Assegure-se de que todos os termos estejam explicitados no contrato e, principalmente, cumpra com suas próprias promessas. Essa atitude traz mais credibilidade e abertura para futuras negociações interessantes.

Pague suas contas em dia

Um dos aspectos que mais desestabiliza o orçamento corporativo é o pagamento de contas com atraso. Elas custam muito caro, já que, além do valor normal da fatura, o montante final vem acrescido de juros e multa.

O pagamento de cartão de crédito corporativo em atraso, por exemplo, gera juros altíssimos, podendo comprometer a lucratividade da empresa.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o não pagamento ou atraso de contas públicas, como água e luz. Além das taxas extras, é provável que haja corte do fornecimento, impactando totalmente a sua produção e/ou serviço.

Defina um orçamento anual

Orçamento anual é um plano financeiro estratégico que projeta as despesas e receitas para a administração de determinado exercício, cujos objetivos devem estar alinhados com o planejamento da empresa. 

Por meio dele é possível mapear a origem, o destino e a movimentação dos recursos do negócio.

Contrate um Financeiro as a Service

A gestão financeira talvez seja a parte mais sensível de uma organização. Afinal, ela que norteia quase todas as decisões da companhia. Se as finanças vão mal, todas as estratégias tendem a não funcionar, deixando os resultados bem abaixo do esperado. 

Ou seja, sem dinheiro suficiente, a organização não consegue contratar bons profissionais, comprar suprimentos de boa qualidade, pagar salários competitivos ou disponibilizar tecnologias avançadas para os colaboradores.

Para que você tenha mais tempo de focar no negócio, contrate um plano Financeiro as a Service da BHub. É uma maneira simples, eficiente e de baixo custo para administrar o dinheiro da sua organização.

E como é que isso funciona?

Nosso time é composto por especialistas em diversas áreas da contabilidade que estão a postos para te auxiliar na estruturação administrativa e financeira do negócio. 

Com nossa solução, você tem à disposição essa expertise para:

  • organizar suas contas a pagar e a receber;
  • controlar a folha de pagamento;
  • propor conciliações bancárias;
  • ter relatórios financeiros mensais de desempenho.

Tudo isso a partir de um dashboard simples e intuitivo.

Se você chegou até aqui é porque precisa de uma mãozinha para administrar o dinheiro da empresa – e nós podemos te ajudar. 

Os serviços da BHub são exatamente o que você precisa para fazer uma boa gestão financeira, principalmente se sua iniciativa for uma microempresa ou startup que não pode contratar especialistas por conta própria. 

Quer saber mais? Entre em contato com a BHub e fale com nossos especialistas.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts