FacebookTwitterLinkedIn

Dicas da BHub para você abrir sua empresa!

Empreender no Brasil é um desafio, não é mesmo? São tantos pontos que precisam ser analisados, que muitas vezes a burocracia acaba tomando o espaço que deveria ser da ideia do negócio. Não seria legal conhecer o caminho das pedras para abrir sua empresa? Então aperte seu cinto de segurança, porque os comandantes da BHub vão apoiar a decolagem inicial de sua empresa! 

Como abrir minha empresa?

Em termos burocráticos, para abrir sua empresa você deve começar reunindo alguns documentos:

  • Cópia simples dos documentos de identidade dos sócios da empresa;
  • Cópia simples dos documentos de identidade dos administradores da empresa;
  • Quando os sócios forem casados, também será necessário providenciar cópia dos documentos dos cônjuges dos sócios; 
  • Número da Inscrição do imóvel sede da empresa (Você encontrará esse número em seu Carnê do IPTU).

Além dessa documentação, você também precisará ter definido o nome comercial da sua empresa e o nome fantasia. O nome comercial é aquele que constará oficialmente nos documentos de seu negócio, já o nome fantasia é como você deseja que seu público conheça sua empresa ou estabelecimento. 

Lembre-se de ter definido também quais serão as atividades praticadas pela empresa. Será preciso informar uma atividade principal e também as secundárias (caso existam). 

Posso usar endereço residencial para abrir minha empresa?

Algumas vezes, empreendedores desejam começar seus negócios em seus próprios endereços residenciais. Na prática isso é possível, no entanto, é preciso conferir se a prefeitura de sua cidade permite que empresas sejam registradas em sua zona de IPTU. Algumas atividades empresariais, como comércios, não podem funcionar em qualquer região de seu município, porém se a empresa for uma prestadora de serviços, pode ser que o endereço seja permitido pelo zoneamento urbano. 

Como não existe uma regra geral estadual ou nacional, o ideal é verificar o site da prefeitura de sua cidade. 

Onde ir para entregar os documentos de abertura de empresa?

Você precisará de um tempo livre para dar andamento em todo o processo. Você deverá ir até a Junta Comercial de sua cidade, a Receita Federal e também providenciar um Certificado Digital para conseguir assinar os seus documentos com mais facilidade. Se você não tiver acesso ao seu carnê de IPTU, deverá considerar também visitar a prefeitura de seu município para solicitar uma declaração ou segunda via de seu carnê.

Quanto tempo leva para abrir minha empresa?

Se você estiver com todos os documentos corretos, considere um prazo de 40 a 45 dias para ter sua empresa devidamente registrada e pronta para operar. Esse prazo pode variar para menos ou para mais, tudo depende de sua documentação e demanda dos órgãos competentes de sua cidade ou região. Já vimos empreendedores que levaram 60 dias para conseguirem ter seus CNPJs ativos.

STARTUP PACK DA HUB
SUA EMPRESA ABERTA E PRONTA PARA FUNCIONAR EM ATÉ 15 DIAS!
CLIQUE AQUI PARA ACELERAR A ABERTURA DE SEU NEGÓCIO!

Quando devo contratar o serviço de um contador?

Os contadores são figuras clássicas das empresas, mas atualmente existem opções muito mais modernas, ágeis e rápidas. Na BHub por exemplo, por uma pequena assinatura mensal (que custa menos do que um estagiário) sua empresa conta com assessoria em serviços contábeis, de departamento pessoal, contas a pagar, contas a receber e tesouraria. 

Afinal, por que optar pelo clássico se você pode contar com o melhor e mais moderno a seu favor? 

Gif do jogo do Sonic.

Ah! Lembra quando falamos que você precisa definir sua atividade principal e também as secundárias, caso existam? Pois então, os especialistas da BHub buscarão o melhor enquadramento de sua atividade na lista do Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE), Escolher um CNAE sem ter conhecimento adequado de todas as categorias, pode aumentar a carga tributária para sua empresa, sem nenhuma necessidade real. 

Gif de um celular antigo escrito "all done, bye bye".

Por hoje é só empreendedores! Estamos nos dedicando muito para oferecer informações úteis, notícias atualizadas e dicas essenciais para os grandes heróis empreendedores brasileiros. Até logo! 

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts