FacebookTwitterLinkedIn

Business Process Outsourcing: o que é o BPO e sua diferença para Contabilidade e Financeiro as a Service

Sobre fundo plano, está em destaque a tela de um tablet, exibindo um fundo com variações de tons azul escuro, com padronagens de hexágonos e quadrados, está escrito em amarelo a sigla BPO e, logo abaixo, BUSINESS PROCESS OUTSOURCING; ao redor da tela: acima aparece parte de um copo transparente com líquido âmbar, e, à esquerda, um papel com gráficos e, sobre ele, um marca-texto verde destampado; exemplificando o que é Business Process Outsourcing, ou BPO.

Em uma gestão, existe uma série de serviços que contribuem para que a empresa se mantenha ativa e gere lucro, assim como cumpra suas obrigações tributárias. Algumas dessas soluções são os conhecidos Business Process Outsourcing, Contabilidade as Service e Financeiro as a Service.

O Business Process Outsourcing, ou apenas BPO, é o ato de designar tarefas de sua empresa para terceiros. Nesse caso, BPO financeiro e BPO contábil significam a terceirização do setor financeiro e de contabilidade da sua organização. 

Apesar da semelhança de termos, existe ainda uma grande confusão ao referenciá-los em diversas comunicações, como e-mail e contratos, o que pode gerar dúvidas e informações desencontradas.

Assim, é importante entender que, embora eles sejam complementares em muitos aspectos, esses termos não se referem ao mesmo serviço.

É claro que todos trabalham para garantir economia e melhor aproveitamento do dinheiro do seu negócio. Mas para usufruir de todos os seus benefícios, é preciso entender a diferença entre eles.

O que é Business Process Outsourcing?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, que em português significa “terceirização dos processos de negócios”. Essa é uma estratégia em que você contrata uma empresa especializada para cumprir atividades que não estão relacionadas diretamente ao seu core business.

Nesse sentido, se o seu negócio é um comércio eletrônico, por exemplo, você pode terceirizar o serviço de RH, contabilidade e financeiro. Isso permitirá maior liberdade na condução de outras estratégias, como a de vendas.

De maneira geral, o BPO executa processos secundários, que embora não façam parte da atividade fim do negócio, são extremamente importantes para a organização.

Outra característica dessa modalidade é que todos os processos internos ficam nas mãos de profissionais competentes e especializados, ajudando a cumprir prazos e evitar erros.

Ao aderir ao BPO, a empresa passa a ter uma trajetória de mais produtividade. Afinal, os funcionários ficam livres de certos processos burocráticos que tomam tempo e causam desgaste no ambiente corporativo.

BPO e terceirização são a mesma coisa?

Embora a tradução do conceito de BPO esteja relacionada à terceirização, os dois são modelos de prestação de serviço distintos. A principal diferença entre eles está no tipo de atividade em que estão envolvidos.

Isso quer dizer que a terceirização está ligada às atividades meio, como serviços de limpeza, jardinagem, manutenção e outros que não impactam no core business.

Por sua vez, o BPO é direcionado às atividades fim, em que a empresa contratada avalia o processo, desenvolve modelos de trabalho, metas e ações estratégicas.

Em suma, a contratação do BPO tem o foco no resultado, já que as atividades vão impactar diretamente no negócio.

Aqui podemos trazer como exemplo a escolha do regime tributário. Se feita de maneira inadequada, a liquidez e saúde financeira da empresa serão diretamente afetados.

Com base nesse cenário, o Contabilidade as a Service e o Financeiro as a Service fazem parte da estratégia de BPO, já que o foco de ambos é no resultado. Nesse caso, ambos têm o papel de revisar processos, detalhando aquilo que funciona e destacando os pontos que necessitam de melhoria.

Como contratar serviço BPO para a sua empresa?

Optar pelo serviço BPO traz uma grande liberdade para a empresa, pois além de facilitar os processos, otimiza a rotina produtiva, trazendo crescimento, economia de tempo e dinheiro. O BPO também permite a ampliação do espaço para a inovação, já que garante o acompanhamento das demandas e processos por profissionais experientes e capacitados.

Por isso, a BHub oferece planos para atender as mais variadas necessidades das empresas. Trabalhamos com o serviço de assinatura que permite que você contrate as soluções conforme seu regime tributário, quantidade de funcionários, volume de pagamentos e total de documentos fiscais.

Todo o processo é acompanhado por especialistas que entendem o momento atual da empresa e do mercado, propondo as alternativas necessárias.

Com o plano Financeiro as a Service, é possível contratar a melhor equipe financeira para a sua empresa, incluindo serviços, como contas a pagar e receber, controle da folha de pagamento, conciliação bancária, dashboard financeiro e relatórios mensais.

Já com o pacote Contabilidade as a Service, você passa a ter a melhor contabilidade digital para o seu negócio. Aqui, você reduz custos tributários desnecessários, ganha fôlego no caixa e recebe o acompanhamento de especialistas. Cuidamos da parte fiscal, contábil, DP e geração de demonstrativos.

Não deixe sua empresa sem os benefícios do Business Process Outsourcing. Entre em contato com nossos especialistas e conheça o plano que melhor atende ao seu negócio!

Últimos posts