FacebookTwitterLinkedIn

BPO: por que a terceirização é a melhor opção para startups e PMEs?

Dever, mesmo, ninguém deve. Tirando os tributos, nada é obrigatório a ninguém!

A diferença é que startups e PMEs que terceirizam processos financeiros e contábeis conseguem ter resultados melhores a partir de um investimento mensal bem mais acessível, se comparado a montar uma equipe interna de especialistas.

O caso é que, não raro, esse é o primeiro investimento de toda organização nova. Ao abrir uma empresa, uma das primeiras ações do empreendedor é montar as equipes de trabalho. A formação dos times financeiros e contábeis é prioridade, já que são essenciais ao sucesso de longo prazo. 

Independentemente do segmento de atuação, todas as empresas demandam profissionais capacitados que se responsabilizem por controlar as contas. Entre tantas outras atividades que ajudam no crescimento do negócio, também são atividades recorrentes desse grupo profissional:

  • gerir impostos; 
  • realizar investimentos; 
  • avaliar o faturamento;
  • fazer relatórios de caixa.

Contudo, montar uma equipe custa caro e pode estar muito longe da realidade de  muitas startups e pequenas e médias empresas. Com orçamento mais enxuto, manter um quadro de pessoal mais robusto pode ser um risco para o negócio. 

Então, como resolver essa situação?

Já ouviu falar em BPO terceirização?

O departamento financeiro, incluindo a contabilidade, é um dos que mais requer atenção no mundo corporativo. Afinal, o dinheiro é uma das peças principais de movimentação empresarial. Sua má administração compromete a capacidade do negócios de gerar lucro, aumentar as dívidas, afastar investidores e até mesmo abrir falência.

Para um empreendedor, nem sempre é possível se dedicar a essas atividades da forma como deveria. E, no caso de startups e PMEs, montar um time para essa finalidade chega a ser inviável.

Por isso, a solução está no BPO terceirização, modelo que, na sigla de Business Process Outsourcing (BPO), se tornou forte tendência nos últimos anos. O objetivo é auxiliar nas estratégias das Startups e PMEs para melhorar seus controles orçamentários e evitar riscos que possam impactar a saúde financeira e as operações do negócio.

O BPO terceirização não  é simplesmente uma delegação de tarefas, em que se passa para a contratada aquilo que não faz parte do escopo da companhia, como limpeza, serviço de recepção e TI, por exemplo.

Nesse tipo de terceirização são estabelecidos procedimentos e toda a atividade é realizada de forma integrada à empresa. Essa estratégia visa trabalhar com as boas práticas do mercado e aumentar a produtividade, o que nem sempre é possível  com gestão própria.

Dessa maneira, o BPO vai desempenhar atividades necessárias para as organizações, como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, faturamento e informações tributárias, entre outras.

Principais vantagens de BPO terceirização

Adotar BPO terceirização pode gerar uma série de benefícios para as empresas, das quais podemos destacar:

Redução de custos

A terceirização visa contratar uma equipe especializada em finanças e contabilidade, mas sem arcar com os custos diretos para gerir esse grupo de colaboradores. 

Isso quer dizer que as Startups e PMEs que contarem com o BPO vão ter mais qualidade no serviço, mas reduzindo significativamente os custos.

Ou seja, não é preciso investir em

  •  seleção de funcionários;
  • verba para contratação de pessoas;
  • folha de pagamento

O modelo de BPO entrega a expertise sem que a PME ou startup se preocupe com esses pormenores.

Aumento da produtividade

Existe uma relação direta entre terceirização e produtividade, já que essa aumenta em virtude de os profissionais serem especialistas na área. Eles trazem soluções inovadoras e digitais, como plataformas para o gerenciamento e disponibilidade das informações.

Assim, por meio de aplicações, é possível economizar tempo com com cálculo e registros, melhorando o desempenho e a rápida gestão dos processos financeiros e contábeis.

Ganho em tecnologia

Nem todas as empresas conseguem implementar um controle financeiro efetivo e digital. Para algumas pessoas, esse investimento é visto como custo e poderia ser aproveitado em outras áreas. 

Empresas que trabalham com BPO terceirização contam com tecnologia de ponta que automatiza os dados, com a geração de notas fiscais, boletos e envio para o cliente com apenas uma configuração, por exemplo.

Visão estratégica

O modelo BPO terceirização consegue oferecer uma visão crítica do fluxo financeiro da empresa, incluindo a disponibilização de relatórios que auxiliam na tomada de decisão. Isso é diferente de ter um time focado no operacional, que apenas se dedica ao recebimento e pagamento de contas.

Concluindo, estamos frente a frente com a solução perfeita

É isso mesmo: BPO terceirização é a solução perfeita para startups e PMEs, sendo atrativa pela sua praticidade, qualidade e economia.  

Sabe quem é especialista nesse modelo? Isso mesmo: a gente!

A BHub conta com um time de profissionais experientes em gestão financeira e contábil, levando soluções  que atendem cada tipo de empreendedor.

Com o Financeiro as a Service, nossos especialistas controlam todas as demandas, disponibilizando as informações no ambiente virtual. Assim, a contratante ganha em agilidade e eficiência para consultar e analisar suas finanças, realizar projeções e tomar boas decisões.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o melhor plano para o seu negócio.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts