FacebookTwitterLinkedIn

BPO: o que é e como ele melhora os resultados da empresa

Administrar uma empresa envolve muitos processos que na maioria das vezes são bem complexos, não é mesmo? 

Em todas as áreas da organização, desde o departamento financeiro até o RH, existem diversos detalhes que precisam ser gerenciados corretamente para garantir o crescimento dos negócios.

Conforme a empresa cresce, os colaboradores atuais podem não dar conta de realizar todas essas demandas. 

Quando isso ocorre, o mais comum é contratar novos profissionais, mas nem sempre é possível aumentar os custos com a folha de pagamento. Nesses casos, aderir ao BPO é uma ótima solução para facilitar os processos administrativos e desafogar seus colaboradores

Quer entender como o BPO pode beneficiar sua empresa? Nesse artigo, explicamos o conceito desse serviço, as vantagens de contratá-lo e a diferença entre ele, assessoria e consultoria. Veja a seguir!

O que é BPO?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, que na tradução literal significa Terceirização dos Processos de Negócios. 

Ao aderir a essa estratégia, você contrata empresas especializadas para cumprir atividades não relacionadas diretamente ao produto ou serviço oferecido em seus negócios.

A terceirização de serviços relacionados à contabilidade, RH e financeiro, por exemplo, proporciona maior liberdade aos gestores para focar nos negócios. 

Além disso, todos os processos internos da empresa ficam nas mãos de profissionais experientes e capacitados, o que ajuda a evitar erros.

O BPO também é uma alternativa para quem deseja aumentar a produtividade de seus funcionários, livrando-os de certos processos burocráticos. Assim, o ambiente de trabalho fica menos desgastante e mais produtivo.

Terceirizar processos é extremamente benéfico para a saúde, o bem-estar e a eficiência de seus colaboradores, além de melhorar os resultados da sua empresa.

Quais são as vantagens do BPO?

É difícil, e praticamente impossível, gerenciar todas as minúcias de cada processo dentro da sua empresa, certo? Cada área possui especificidades e comandá-las de perto é um trabalho inviável quando você precisa cuidar da companhia inteira.

Apesar de necessário, os processos administrativos exigem muito dos gestores e não realizá-los pode acarretar punições severas.

Por isso, listamos a seguir as principais vantagens de contratar o BPO e como ele pode te auxiliar nessas atividades rotineiras!

1.  Foco nas atividades-fim

As atividades-fim são aquelas relacionadas diretamente ao produto final da empresa. Para garantir que os negócios continuem em crescimento, é necessário pensar em inovações constantes para os serviços prestados

Porém, também é indispensável cuidar das atividades-meio, que apesar de não estarem diretamente ligadas ao negócio, são primordiais para o bom funcionamento da empresa. 

Ao contratar o BPO, ele fica responsável por todas as atividades-meio. Enquanto isso, você terá tempo para focar nas melhorias dos produtos e serviços que podem trazer ainda mais lucro para sua empresa.

2.  Economia de tempo e dinheiro

Como citado anteriormente, funcionários sobrecarregados podem gerar grandes problemas. Além de não conseguirem desempenhar suas funções da melhor maneira, ainda podem acabar não cumprindo prazos extremamente importantes.

Com a terceirização de algumas atividades, você otimiza a rotina de seus funcionários. Dessa forma, eles acabam desempenhando suas funções primárias de modo muito mais assertivo.

Também é possível reduzir custos com o BPO. Gastos com contratação de pessoal, de equipamentos e de softwares podem ser evitados, ou diminuídos consideravelmente.

O custo mensal do BPO transforma os gastos, que antes eram fixos, em variáveis. Assim, sua empresa tem muito mais flexibilidade financeira para lidar com diferentes situações.

Devido à pandemia de COVID-19, diversas empresas se viram obrigadas a reduzir custos operacionais. Para evitar as demissões futuras e gastos com o pagamento de rescisões, a terceirização é uma ótima opção, já que tem um custo inferior.

Por fim, o gerenciamento correto dos prazos de pagamento e declarações fiscais é outro benefício do BPO financeiro. Cumprir as datas-limite das suas obrigações vai te livrar de algumas dores de cabeça, como multas e penalidades. Assim, você pode economizar alguns reais.

O banner mostra a ilustração de um troféu com um foguete. Ao lado está escrito" Empreendedor vencedor já sabe dessa fórmula secreta. Clique e descubra".

3.  Profissionais experientes e capacitados

Quanto mais habilitado for um profissional, melhor ele vai desempenhar seu trabalho, certo? Por isso, é essencial ter bons profissionais ao seu lado.

Os profissionais terceirizados são especialistas no ramo, com formação e capacitação específicas na área. Essa qualidade impulsiona os processos da sua empresa, tornando-os mais eficientes e rentáveis.

O BPO gerencia seus processos de negócios para você poder focar nas responsabilidades executivas.

Qual é a diferença entre BPO e serviços prestados por outras empresas?

É comum confundir o BPO com outros serviços, como assessoria e consultoria. Para não ficar dúvidas, vamos te explicar as principais diferenças entre cada um:

Assessoria

Na assessoria, os profissionais são responsáveis por prestar auxílio técnico aos gestores. Sendo um trabalho de longo prazo, o assessor participa desde o desenvolvimento até a execução de um projeto.

A assessoria também trabalha na identificação de problemas e propõe formas para resolvê-los. Além disso, ela também é responsável por observar oportunidades de melhoria. 

Consultoria

Mais voltada para o aconselhamento, a consultoria analisa diversos aspectos da empresa, sem se envolver de maneira prática. Os consultores avaliam inúmeros processos, indicam soluções e ações a serem tomadas.

As atividades de consultoria também incluem a aplicação de treinamentos e palestras. O objetivo é alinhar a empresa às tendências de mercado e transmitir conhecimentos necessários à rotina de trabalho.

Entretanto, os altos valores para contratação do serviço, normalmente cobrado por hora, e o tempo de conclusão são alguns entraves. Por ser minuciosa, analisando diversos aspectos diferentes, a consultoria demanda bastante tempo e, consequentemente, muito dinheiro.

Resumidamente, a consultoria dá direcionamentos, enquanto a assessoria desenvolve e executa um projeto. Já o BPO é a terceirização dos processos de negócios para profissionais qualificados.

Por ser focado na realização de processos por terceiros, BPO não é a mesma coisa que assessoria e consultoria.

Como contratar o serviço de BPO na empresa pagando pouco

Além de libertadora, a terceirização é muito bem-vinda para facilitar processos e otimizar a rotina produtiva da empresa.

A Technavio, empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica, realizou uma análise de mercado sobre BPO. O relatório aponta um crescimento de mais de 76 bilhões de dólares no mercado da terceirização de processos entre 2020 e 2024.

Observando esse cenário, na BHub criamos diversos planos para atender as suas mais variadas necessidades.

Você pode fazer seu trabalho de forma bem mais leve, enquanto a gente cuida da parte burocrática.

Com o plano Financeiro as a Service, você contrata o melhor contador e equipe financeira para a sua empresa. Serviços como contabilidade digital, geração de demonstrativos financeiros e consultas contábeis/fiscais estão incluídos no plano. 

Com um pacote de contabilidade digital especializada em startups e uma gestão financeira completa, você tem acesso a muitas possibilidades. Tudo isso é manuseado por profissionais experientes no ramo, viu?

Pelo preço de um estagiário, você assina esse plano e nós ainda cuidamos dos departamentos pessoal e fiscal da sua empresa.

Entendeu o que é BPO e quer começar a terceirizar seus processos? Conheça nossos planos e converse com nossos especialistas!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts