Lupa
share image

BPO: o que é e como ele melhora os resultados da empresa

Gestão Eficiente

Autor: Marketing BHub

Publicado em 17 de dezembro de 2021

Publicado em 17 de dezembro de 2021

Administrar uma empresa envolve muitos processos que na maioria das vezes são bem complexos, não é mesmo? 

Em todas as áreas da organização, desde o departamento financeiro até o RH, existem diversos detalhes que precisam ser gerenciados corretamente para garantir o crescimento dos negócios.

Conforme a empresa cresce, os colaboradores atuais podem não dar conta de realizar todas essas demandas. 

Quando isso ocorre, o mais comum é contratar novos profissionais, mas nem sempre é possível aumentar os custos com a folha de pagamento. Nesses casos, aderir ao BPO é uma ótima solução para facilitar os processos administrativos e desafogar seus colaboradores

Quer entender como o BPO pode beneficiar sua empresa? Nesse artigo, explicamos o conceito desse serviço, as vantagens de contratá-lo e a diferença entre ele, assessoria e consultoria. Veja a seguir!

O que é BPO?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, que na tradução literal significa Terceirização dos Processos de Negócios. 

Ao aderir a essa estratégia, você contrata empresas especializadas para cumprir atividades não relacionadas diretamente ao produto ou serviço oferecido em seus negócios.

A terceirização de serviços relacionados à contabilidade, RH e financeiro, por exemplo, proporciona maior liberdade aos gestores para focar nos negócios. 

Além disso, todos os processos internos da empresa ficam nas mãos de profissionais experientes e capacitados, o que ajuda a evitar erros.

O BPO também é uma alternativa para quem deseja aumentar a produtividade de seus funcionários, livrando-os de certos processos burocráticos. Assim, o ambiente de trabalho fica menos desgastante e mais produtivo.

Terceirizar processos é extremamente benéfico para a saúde, o bem-estar e a eficiência de seus colaboradores, além de melhorar os resultados da sua empresa.

Quais são as vantagens do BPO?

É difícil, e praticamente impossível, gerenciar todas as minúcias de cada processo dentro da sua empresa, certo? Cada área possui especificidades e comandá-las de perto é um trabalho inviável quando você precisa cuidar da companhia inteira.

Apesar de necessário, os processos administrativos exigem muito dos gestores e não realizá-los pode acarretar punições severas.

Por isso, listamos a seguir as principais vantagens de contratar o BPO e como ele pode te auxiliar nessas atividades rotineiras!

1.  Foco nas atividades-fim

As atividades-fim são aquelas relacionadas diretamente ao produto final da empresa. Para garantir que os negócios continuem em crescimento, é necessário pensar em inovações constantes para os serviços prestados

Porém, também é indispensável cuidar das atividades-meio, que apesar de não estarem diretamente ligadas ao negócio, são primordiais para o bom funcionamento da empresa. 

Ao contratar o BPO, ele fica responsável por todas as atividades-meio. Enquanto isso, você terá tempo para focar nas melhorias dos produtos e serviços que podem trazer ainda mais lucro para sua empresa.

2.  Economia de tempo e dinheiro

Como citado anteriormente, funcionários sobrecarregados podem gerar grandes problemas. Além de não conseguirem desempenhar suas funções da melhor maneira, ainda podem acabar não cumprindo prazos extremamente importantes.

Com a terceirização de algumas atividades, você otimiza a rotina de seus funcionários. Dessa forma, eles acabam desempenhando suas funções primárias de modo muito mais assertivo.

Também é possível reduzir custos com o BPO. Gastos com contratação de pessoal, de equipamentos e de softwares podem ser evitados, ou diminuídos consideravelmente.

O custo mensal do BPO transforma os gastos, que antes eram fixos, em variáveis. Assim, sua empresa tem muito mais flexibilidade financeira para lidar com diferentes situações.

Devido à pandemia de COVID-19, diversas empresas se viram obrigadas a reduzir custos operacionais. Para evitar as demissões futuras e gastos com o pagamento de rescisões, a terceirização é uma ótima opção, já que tem um custo inferior.

Por fim, o gerenciamento correto dos prazos de pagamento e declarações fiscais é outro benefício do BPO financeiro. Cumprir as datas-limite das suas obrigações vai te livrar de algumas dores de cabeça, como multas e penalidades. Assim, você pode economizar alguns reais.

O banner mostra a ilustração de um troféu com um foguete. Ao lado está escrito" Empreendedor vencedor já sabe dessa fórmula secreta. Clique e descubra".

3.  Profissionais experientes e capacitados

Quanto mais habilitado for um profissional, melhor ele vai desempenhar seu trabalho, certo? Por isso, é essencial ter bons profissionais ao seu lado.

Os profissionais terceirizados são especialistas no ramo, com formação e capacitação específicas na área. Essa qualidade impulsiona os processos da sua empresa, tornando-os mais eficientes e rentáveis.

O BPO gerencia seus processos de negócios para você poder focar nas responsabilidades executivas.

Qual é a diferença entre BPO e serviços prestados por outras empresas?

É comum confundir o BPO com outros serviços, como assessoria e consultoria. Para não ficar dúvidas, vamos te explicar as principais diferenças entre cada um:

Assessoria

Na assessoria, os profissionais são responsáveis por prestar auxílio técnico aos gestores. Sendo um trabalho de longo prazo, o assessor participa desde o desenvolvimento até a execução de um projeto.

A assessoria também trabalha na identificação de problemas e propõe formas para resolvê-los. Além disso, ela também é responsável por observar oportunidades de melhoria. 

Consultoria

Mais voltada para o aconselhamento, a consultoria analisa diversos aspectos da empresa, sem se envolver de maneira prática. Os consultores avaliam inúmeros processos, indicam soluções e ações a serem tomadas.

As atividades de consultoria também incluem a aplicação de treinamentos e palestras. O objetivo é alinhar a empresa às tendências de mercado e transmitir conhecimentos necessários à rotina de trabalho.

Entretanto, os altos valores para contratação do serviço, normalmente cobrado por hora, e o tempo de conclusão são alguns entraves. Por ser minuciosa, analisando diversos aspectos diferentes, a consultoria demanda bastante tempo e, consequentemente, muito dinheiro.

Resumidamente, a consultoria dá direcionamentos, enquanto a assessoria desenvolve e executa um projeto. Já o BPO é a terceirização dos processos de negócios para profissionais qualificados.

Por ser focado na realização de processos por terceiros, BPO não é a mesma coisa que assessoria e consultoria.

Como contratar o serviço de BPO na empresa pagando pouco

Além de libertadora, a terceirização é muito bem-vinda para facilitar processos e otimizar a rotina produtiva da empresa.

A Technavio, empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica, realizou uma análise de mercado sobre BPO. O relatório aponta um crescimento de mais de 76 bilhões de dólares no mercado da terceirização de processos entre 2020 e 2024.

Observando esse cenário, na BHub criamos diversos planos para atender as suas mais variadas necessidades.

Você pode fazer seu trabalho de forma bem mais leve, enquanto a gente cuida da parte burocrática.

Com o plano Financeiro as a Service, você contrata o melhor contador e equipe financeira para a sua empresa. Serviços como contabilidade digital, geração de demonstrativos financeiros e consultas contábeis/fiscais estão incluídos no plano. 

Com um pacote de contabilidade digital especializada em startups e uma gestão financeira completa, você tem acesso a muitas possibilidades. Tudo isso é manuseado por profissionais experientes no ramo, viu?

Pelo preço de um estagiário, você assina esse plano e nós ainda cuidamos dos departamentos pessoal e fiscal da sua empresa.

Entendeu o que é BPO e quer começar a terceirizar seus processos? Conheça nossos planos e converse com nossos especialistas!

Posts Relacionados

Últimos posts

imagem de um banner

Economize tempo e dinheiro

Garanta a excelência de uma equipe especializada a um preço justo e acessível.

Falar com especialista