FacebookTwitterLinkedIn

10 benefícios da contabilidade bem feita para a sua empresa

Empresário, trabalhando na mesa com o uso de calculadora para calcular finanças e contabilidade no escritório para ilustrar artigo sobre os benefícios da contabilidade bem feita.

Contabilidade é uma área essencial para todas as empresas. Ela é responsável por manter as finanças organizadas e gerar informações importantes para a tomada de decisões.

Contudo, muitas empresas subestimam a importância da contabilidade e acabam por deixar esta parte do negócio em segundo plano. Por isso, separamos aqui os 10 benefícios de uma contabilidade bem feita para a sua empresa se destacar no mercado.

1. Conhecimento do fluxo de caixa

Uma contabilidade bem feita permite que o empreendedor tenha conhecimento do fluxo de caixa do seu negócio, que é essencial para a saúde financeira da empresa. 

Com o registro de todas as transações financeiras, é possível monitorar o dinheiro que entra e sai, facilitando assim a identificação de possíveis problemas financeiros e a tomada de decisões.

2. Planejamento financeiro eficiente

A contabilidade permite que um planejamento financeiro eficiente seja desenvolvido, dando visibilidade sobre diferentes informações, como o fluxo de caixa e os custos fixos e variáveis. 

Assim, é possível identificar oportunidades de investimento e redução de custos, além de estabelecer metas financeiras mais claras.

3. Regularidade fiscal

Com uma contabilidade bem feita, a empresa consegue manter a regularidade fiscal, evitando problemas com a Receita Federal. Isso porque todas as obrigações fiscais e tributárias são cumpridas de maneira correta e dentro do prazo estipulado.

4. Redução de custos tributários

Contadores conseguem identificar possíveis reduções de custos tributários, como isenções e abatimentos de impostos. Entender também qual regime tributário se enquadra melhor ao momento atual da empresa pode gerar muita economia.

Além disso, essa movimentação ainda evita multas e juros por erros ou omissões no cumprimento das obrigações fiscais.

5. Acompanhamento das metas financeiras

Com a contabilidade, a empresa pode acompanhar de perto as metas financeiras estabelecidas. Dessa forma, é possível fazer ajustes e identificar oportunidades de crescimento e expansão.

6. Maior credibilidade no mercado

Empresas que possuem uma contabilidade bem feita tendem a ter maior credibilidade no mercado. Isso porque a organização financeira transmite segurança e confiança aos clientes e fornecedores, além de aumentar a confiabilidade das informações apresentadas aos investidores.

7. Identificação de oportunidades

A contabilidade pode ajudar a identificar oportunidades de investimento e crescimento, assim como analisar o desempenho financeiro do negócio. 

Desse modo, é possível tomar decisões estratégicas que façam sentido com o momento da empresa e expandir de maneira sustentável.

8. Gestão de custos eficiente

Uma contabilidade bem feita permite que a empresa faça uma gestão de custos eficiente, identificando os custos fixos e variáveis. Assim, é possível identificar os custos que mais impactam o orçamento da empresa e trabalhar na redução dos mesmos.

9. Facilitação na obtenção de crédito

A empresa pode ter mais facilidade na obtenção de crédito, seja para investimentos ou para capital de giro, com uma contabilidade organizada.

Isso acontece, pois as informações financeiras da empresa são apresentadas de maneira clara e transparente, transmitindo confiança aos credores.

10. Tomadas de decisões estratégicas

Por fim, a contabilidade bem feita é essencial para a tomada de decisões. O contador deve ser um parceiro estratégico e não apenas uma pessoa que toma conta das burocracias. 

Com base nas informações financeiras registradas, a empresa pode avaliar a viabilidade de novos projetos e fazer escolhas mais assertivas em relação ao futuro do negócio.

Você já conhece a BHub?

A contabilidade bem feita é um investimento que traz retornos significativos para a empresa. Não se trata apenas de uma obrigação legal, mas sim de uma ferramenta fundamental para a gestão financeira do negócio. Portanto, vale a pena investir em uma contabilidade de qualidade para garantir o sucesso da empresa.

A BHub conta com uma equipe técnica qualificada que será uma extensão da sua empresa.

Com o serviço de Contabilidade as a Service (CaaS), lidamos com toda a burocracia para você economizar tempo e dinheiro. Fazemos uma revisão do seu negócio para você ficar sem pendências, pagar menos impostos e ter redução de carga tributária. Tudo isso de forma consultiva e proativa.

Leve a gestão financeira do seu negócio para o futuro. Converse agora com nossos especialistas e conheça o CaaS!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts