FacebookTwitterLinkedIn

Balancete contábil: avalie o desempenho do seu negócio

A contabilidade é um aspecto fundamental em uma empresa que deseja manter sua saúde financeira e viabilidade comercial. Um dos instrumentos que ajuda os negócios a entenderem a real situação das finanças é o balancete contábil.

Sem esse registro, a empresa pode ter uma visão distorcida das próprias finanças ou de sua situação contábil. Isso aumenta as chances de ter prejuízos e perdas, além de atrapalhar a tomada de decisão e expor o negócio a situações evitáveis.

Essa desorganização é tão prejudicial que, a longo prazo, pode causar até mesmo o fechamento da empresa. Provavelmente, não é isso o que você deseja para o seu negócio, certo?

Para garantir uma gestão financeira eficiente em seu negócio, preparamos este artigo para você entender exatamente o que é o balancete contábil e como prepará-lo. Confira a seguir!

O que é um balancete contábil?

O balancete contábil, ou balancete de verificação, é um registro que traz diversas informações contábeis de uma empresa em um determinado período. Seu objetivo é mostrar dados que apontam como está a saúde financeira de um negócio e, se for preciso, fazer ajustes.

Não há uma periodicidade fixa para realizar esse registro. Assim, é possível fazer um balancete mensal, trimestral ou em qualquer período conveniente para a empresa. 

O mais importante é que o público externo e interno da empresa — sócios, proprietários, áreas financeira e contábil — possam acessar as informações sobre as finanças frequentemente.

É possível diferenciar o balancete contábil em dois tipos:

  • Balancete sintético
    É aquele em que apenas os números finais das contas de uma empresa são apresentados, ou seja, uma versão mais resumida do relatório.
  • Balancete analítico
    Traz o detalhamento de movimentações financeiras, contas e outros dados do levantamento. Normalmente, é usado em análises aprofundadas.

Você também deve saber que o balancete contábil é diferente do balanço patrimonial. Este é formado por um grupo de balancetes contábeis.

Além disso, para evitar problemas no futuro, é imprescindível que o balanço contábil seja elaborado por equipes especializadas de contabilidade.

Uma pessoa segurando uma caneta e analisando alguns gráficos de desempenho impressos em folhas de papel.
O balancete é a consolidação de todas as informações contábeis do seu negócio.

Por que elaborar o balancete contábil?

O balancete contábil é importante para mostrar o saldo do negócio, seja ele positivo ou negativo. Com ele a empresa também consegue acompanhar frequentemente sua situação financeira e seu desempenho em relação a ganhos, perdas e lucro.

Por conter todos os créditos, débitos e demais movimentações financeiras, esse registro ajuda a embasar todas as decisões. A partir dessas informações, é possível adotar melhores estratégias e atuar de maneira rápida diante de situações imprevistas.

Além disso, por meio do balancete é possível detectar a evolução das receitas e despesas. A partir disso, fica mais viável estabelecer ou redefinir metas financeiras, pagamentos de sócios e quaisquer outros aspectos relacionados às finanças.

Três pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de escritório. Só é possível ver os braços delas. Sobre a mesa estão três folhas de papel, entre elas um contrato e um conjunto de gráficos de desempenho, além de um tablet. A posição dos braços das pessoas e os objetos sobre a mesa simbolizam uma reunião para tomada de decisões.
Com o balancete, é possível planejar melhor seus próximos passos.

Principais informações de um balancete contábil

O balancete contábil deve conter informações de identificação da empresa, datas de referências, valores de movimentações, saldos e, também, código e descrição de contas. Quanto mais detalhes, melhor será o balancete e mais ele refletirá a realidade financeira da empresa.

Confira alguns dos principais dados que devem estar no balancete contábil:

1. Ativos

Os ativos são os bens e direitos de uma empresa. Um bom exemplo disso são os valores do caixa, disponíveis para a empresa utilizar. 

Além disso, saldos de contas bancárias, reservas financeiras, valores de contas a receber, adiantamentos, estoques, maquinário e recursos digitais, como softwares, também podem ser considerados ativos.

2. Passivos

Em suma, os passivos da empresa são as obrigações financeiras e representam pagamentos que o negócio deve fazer

Impostos, contribuições, contas a pagar de fornecedores, salários e qualquer outra obrigação financeira similar são considerados passivos. Eles devem constar no balancete contábil, assim como o período de duração desse compromisso financeiro.

3. Patrimônio líquido

O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.

De modo geral, o Patrimônio Líquido corresponde à riqueza de uma organização, aquilo que pertence realmente aos seus acionistas.

Como calcular o patrimônio líquido de uma empresa? Além de entender o que é patrimônio líquido, o empreendedor deve saber o valor dele para que seu resultado sirva como um indicador valioso na hora de gerir a empresa e criar um planejamento a médio, longo ou pequeno prazo.

4. Resultados

O resultado no balancete contábil é a lista que traz todas as receitas, custos e despesas do negócio. Ou seja, consolida as informações financeiras das movimentações de valores realizadas pela empresa em determinado período.

Um homem negro, vestindo terno, está sentado em uma mesa de escritório, mexendo em um laptop. Ele está sorrindo, simbolizando os resultados positivos de seu negócio.
Somente através do balancete contábil você terá uma visão clara do desempenho da sua empresa.

5. Receita

A receita diz respeito aos ganhos do negócio. São os valores obtidos com a comercialização de produtos e serviços, juros recebidos a partir de investimentos, vendas de ativos e outras fontes de ganhos.

As receitas apontadas no balancete contábil permitem, por exemplo, saber quais são as principais áreas que geram lucro ou as maiores fontes de recursos.

6. Custos

No balancete contábil, os custos representam os valores que uma empresa possui para manter seu funcionamento. Logo, eles são essenciais para que as operações continuem.

Compra de matéria-prima, manutenção de máquinas, pagamento de sistemas eletrônicos e ferramentas digitais… Esses e outros valores relacionados a tudo o que mantém a empresa em pé são custos que devem aparecer no levantamento.

7. Despesas

Por fim, as despesas também devem estar no balancete contábil. Aqui, é importante diferenciá-las de custos, pois as despesas são gastos indiretos que, se fossem eliminados, não afetariam as operações da empresa.

Em outras palavras, esses valores não estão relacionados à atividade-fim. Materiais de escritório e reformas, por exemplo, são consideradas despesas.

Uma pessoa branca segurando várias pilhas de moedas nas mãos. A pessoa está com os braços sobre uma mesa, onde estão um laptop, algumas folhas de papel e algumas notas de dinheiro.
Através do balancete, você pode visualizar todos os seus gastos e reduzir algumas despesas.

Contar com a expertise de empresas especializadas é essencial para simplificar a elaboração de um balancete contábil, que pode parecer complicado. Assim, você pode se dedicar às outras demandas do negócio sem abrir mão da contabilidade.

É pensando nisso que nós, da BHub, oferecemos planos que atendem as necessidades do empreendedor! O Contabilidade as a Service, por exemplo, funciona como o seu contador digital.

Com ele, você economiza tempo e dinheiro na preparação do seu balancete contábil. Além disso, serviços como escrituração contábil e fiscal, cálculos de impostos e gestão do departamento pessoal também fazem parte do pacote.

Deixe a preparação do seu balancete contábil nas mãos de quem entende do assunto. Entre em contato com nossos especialistas e veja tudo que a BHub pode fazer pelo seu negócio!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts