FacebookTwitterLinkedIn

O que é uma auditoria contábil e quando é necessária

Homem de social mexe no notebook e faz anotações em gráficos, em uma mesa que tem também cadernos e calculadora. Tudo isso ilustrando artigo sobre auditoria contábil.

Como proprietário de um negócio, você deve estar ciente da importância da contabilidade e da gestão financeira. Um dos aspectos críticos do gerenciamento financeiro é a auditoria. 

O processo de examinar os registros financeiros, demonstrações e transações de uma organização garante a conformidade com os requisitos legais, políticas internas e normas contábeis da empresa como um todo.

Neste artigo, discutiremos o que é uma auditoria contábil, seus tipos e quando ela é necessária para uma companhia.

O que é uma auditoria contábil?

A auditoria contábil é uma análise independente das demonstrações financeiras, registros e transações de uma organização para garantir que elas sejam precisas, completas e estejam em conformidade com os princípios e normas contábeis. 

Dessa forma, o objetivo principal de uma auditoria contábil é fornecer uma opinião objetiva sobre a posição e a saúde financeira de uma empresa. Além disso, fornece garantia aos investidores, financiadores e outros interessados de que as demonstrações financeiras são precisas e confiáveis.

É também uma ferramenta importante para gerenciar riscos e detectar fraudes.

Qual a diferença entre auditoria interna e externa?

Existem dois tipos de auditoria contábil, cada um com seu próprio foco e forma de ser feita.

Auditoria interna

A equipe de contabilidade da própria empresa realiza a auditoria interna. Seu objetivo é avaliar a eficácia dos controles internos e identificar áreas de melhoria na organização.

Ou seja, este tipo verifica se todos cumprem o regimento interno, assim como as políticas da empresa para o controle contábil.

Auditoria externa

Uma empresa terceira independente realiza a auditoria externa. Ela fornece uma opinião objetiva sobre as demonstrações financeiras e transações de uma organização, olhando de fora do negócio.

Assim, a empresa contratada para realizar essa auditoria geralmente apresenta relatórios com os resultados da ação, indicando pontos de melhoria.

Como é realizada uma auditoria contábil?

Há várias etapas em uma auditoria contábil. A primeira é o planejamento, na qual o auditor revisa as demonstrações financeiras da empresa, os controles internos e os fatores de risco. O responsável também pode realizar uma avaliação preliminar da materialidade, que determina o limiar para identificar questões significativas nas demonstrações financeiras.

A segunda etapa é o trabalho de campo. O auditor realiza então testes substantivos e revisa a documentação de apoio da empresa. Isto pode incluir o teste da precisão dos saldos das contas, a revisão de contratos e acordos e a análise das transações financeiras.

A etapa final é a documentação, no qual o auditor desenvolve um relatório expressando sua opinião sobre as demonstrações financeiras. Este documento pode ser sem reservas, o que significa que as demonstrações financeiras são apresentadas de forma justa e de acordo com as normas contábeis. No entanto, o relatório também pode ser qualificado, o que significa que há questões com as demonstrações financeiras que requerem divulgação ou correção.

Quando é necessária uma auditoria contábil?

Uma auditoria contábil pode ser necessária por várias razões. Para empresas de capital aberto, é exigida por lei. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que as empresas públicas apresentem demonstrações financeiras auditadas com seus relatórios anuais.

Empresas privadas também podem ser obrigadas a se submeterem a uma auditoria se tiverem investidores ou outras partes interessadas que exijam garantia sobre a precisão e confiabilidade das demonstrações financeiras.

Além disso, as empresas podem optar por se submeter voluntariamente a uma auditoria para criar confiança e credibilidade junto às partes interessadas, ou para identificar áreas para melhoria em suas práticas contábeis.

Como se preparar para uma auditoria contábil?

Para se preparar para uma auditoria contábil, o empreendedor deve:

  • Certificar-se de que as demonstrações financeiras estejam precisas e completas;
  • Manter registros detalhados das transações financeiras;
  • Rever os controles internos e procedimentos de gerenciamento de risco;
  • Fornecer ao auditor toda a documentação e informações solicitadas;
  • Estar preparado para responder a perguntas sobre as práticas contábeis e demonstrações financeiras da empresa. 

A BHub pode te ajudar!

A BHub oferece serviços mensais de backoffice para você focar totalmente no core da sua empresa. 

Com o pacote Contabilidade as a Service, os departamentos pessoal, fiscal e contábil estarão nas mãos dos nossos especialistas. Você pode acessar todas as informações de forma eficiente e rápida, com atendimento de profissionais que falam a sua língua e entendem do que o seu negócio precisa.

Precisa de ajuda para deixar sua contabilidade sempre em dia? Então, fale com nossos especialistas e conheça os planos da BHub!

Últimos posts