FacebookTwitterLinkedIn

Como o orçamento financeiro pode impulsionar o sucesso da sua empresa

Banner da Palavra do Especialista, sobre orçamento financeiro, escrito por Gustavo Sampaio

A administração de uma empresa passa, obrigatoriamente, por uma boa gestão financeira. Diante de um cenário de incertezas políticas e econômicas, os empreendedores sabem o desafio que é manter a boa saúde financeira de seus negócios.

Neste contexto, o orçamento financeiro é uma ferramenta primordial. A definição de objetivos e a projeção de receitas e despesas para um determinado período ajuda a dar previsibilidade para o negócio, evitando surpresas negativas.

Portanto, é necessária a elaboração de um planejamento para detalhar toda a estrutura de custos e despesas. O período orçamentário pode variar de um a cinco anos, projetar as vendas considerando a sazonalidade do negócio, estimar a geração ou queima de caixa para o período e a eventual necessidade de captação de recursos.

Para isso, existem várias maneiras de se planejar, como, por exemplo, orçamento base zero, orçamento estático, orçamento flexível, orçamento contínuo, dentre outros. Cada um com suas vantagens e desvantagens.

Ao elaborar o orçamento considerando as premissas inerentes de cada segmento de negócio, é importante fazer o acompanhamento mensal. Assim, é possível avaliar o cumprimento das metas e, se necessário, realizar ajustes, cortando despesas ou implementando estratégias para o crescimento das receitas.

O orçamento é uma excelente ferramenta para auxiliar no alcance de objetivos da sua empresa. Dessa forma, é muito importante a sua elaboração com o auxílio de um especialista.

Afinal, é necessário avaliar questões complexas, tais quais a margem de contribuição, a carga tributária com base na receita estimada e as projeções considerando várias premissas, além da necessidade de acompanhamento mensal e revisões.

Como podemos te ajudar?

Contratando o CFO as a Service da BHub, nós cuidamos da sua gestão financeira, permitindo que você ganhe tempo e foque totalmente no core business.

Nosso produto contempla a elaboração de orçamento em conjunto com os responsáveis do negócio, assim como o acompanhamento mensal do orçado versus realizado. Faz parte do pacote também um encontro mensal com o especialista para falar do comportamento dos números durante o período, construção e análise de indicadores financeiros e contábeis, além da elaboração e envio do fluxo de caixa periodicamente.

Quer garantir o bom desempenho financeiro da sua empresa? Fale conosco e conheça nossos planos

* Gustavo Sampaio – Especialista contábil e financeiro da BHub

Com sólida carreira como auditor contábil e especialista em IFRS, Gustavo possui grande experiência em auditoria de grupos econômicos do setor industrial e operações de combinação de negócios (M&A). Antes de atuar como especialista de visibilidade financeira na BHub, trabalhou na BDO Brasil por mais de seis anos auditando empresas de capital aberto.

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts