FacebookTwitterLinkedIn

Qual a importância de uma boa gestão financeira?

Conjunto de tarefas que deve ser realizado de maneira cuidadosa, a boa gestão financeira de uma empresa é fundamental para alcançar o progresso. É através do controle financeiro que uma organização consegue ter uma noção real de como anda a sua saúde financeira. Esse controle permite que a empresa cresça de forma saudável e seja capaz de tomar decisões estratégicas realmente benéficas para o negócio.

Um jeito rápido de avaliar se hoje você faz uma boa gestão é ter a resposta na ponta da língua para as perguntas abaixo:

  1. Quanto tempo meu caixa vai durar?
  2. Se eu quiser aumentar meu faturamento em x%, quanto preciso investir?
  3. Estou tendo lucro ou prejuízo?
  4. Já sei quanto preciso faturar e quanto posso gastar para alcançar meu objetivo?
  5. Posso confiar nos meus números?

Não conseguiu responder a maior parte dessas perguntas ou está inseguro? Vou te dar algumas dicas abaixo de como mudar o jogo:

Registrar o fluxo de caixa

Ademais, é fundamental registrar toda movimentação de entradas e saídas do dinheiro da empresa diariamente. Contudo, não deixe acumular e não faça isso em um Excel. Há muito tempo ele deixou de ser a forma mais fácil e prática.

Classificação

Cada movimentação financeira deve ser classificada e apoiada de documentação para que, ao final do mês, você consiga analisar. Muitos gestores acabam errando ao escolher um plano de contas muito simples, que não permite análises mais profundas. Outro erro comum é não ter consistência nas classificações, não mantendo um padrão ao classificar uma despesa ou receita. 

Planeje os pagamentos e recebimentos (orçamento)

Com suas entradas e saídas classificadas, é possível fazer a projeção de caixa. Isto é, desenhar o fluxo das próximas semanas e meses. Se você sabe exatamente o que precisa pagar e o que tem a receber, ainda que sejam estimativas, basta usar esses dados e o histórico da empresa para estimar o saldo do mês seguinte. Você pode até mesmo fazer uma previsão anual.

Relatórios

É muito importante fazer da atualização uma rotina. Não somente para fazer análise com fim de tomada de decisão, mas uma alta recorrência vai te permitir pegar desvios e erros. São relatórios fundamentais o fluxo de caixa e DRE. Conforme você for se organizando e dominando esses relatórios, será muito mais fácil visualizar a situação financeira do negócio e tomar melhores decisões para o futuro.

Portanto, é imprescindível que as finanças da sua empresa sejam gerenciadas de forma eficiente e que todos os processos sejam seguidos à risca. Em casos em que os gestores não têm tempo para tocar a rotina financeira ou não têm expertise para tal, podem procurar empresas que façam a terceirização do financeiro e que já disponham de uma estrutura para entregar relatórios com acuracidade a um custo acessível para quem está começando a jornada. 

* Paulo Barboza — Líder de Visibilidade Financeira da BHub

Formado em Administração e Negócios pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Barboza exibe em seu currículo passagens por empresas como GSK e Icatu. Também fundou uma empresa de BPO financeiro, chegando a atender mais de 400 clientes – entre eles, KFC e Suno Investimentos. Em 2013, especializou-se em um programa de Bussines Administration pela Universität Leipzig, na Alemanha

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts