FacebookTwitterLinkedIn

Assembleia para aprovação de contas anual: quando realizar e por quê

Pessoas que conhecem o conceito de escritório de seminário para ilustrar artigo sobre assembleia para aprovação de contas

A temporada de aprovação de contas anual está chegando. As empresas devem realizar a Assembleia Geral Ordinária (AGO) ou a reunião dos sócios nos quatro primeiros meses seguintes ao término do exercício social. Afinal, é o que prevê o artigo 1078 do Código Civil e artigo 132 da Lei de Sociedades por Ações.

Esse prazo acaba no dia 30 de abril de 2023, já que a maioria das empresas brasileiras terminou seu exercício social em 31 de dezembro.

Neste artigo, trouxemos algumas explicações sobre a assembleia para aprovação de contas da sua empresa ser feita sem nenhum problema. 

Afinal, qual a sua finalidade?

A Assembleia Geral Ordinária tem como objetivo principal tomar as contas dos administradores e deliberar sobre as demonstrações financeiras. Além disso, também tem como foco decidir a destinação do lucro líquido do exercício e eleger os administradores e membros do conselho fiscal.

A aprovação das contas e demonstrações financeiras tem uma consequência adicional. Ao realizá-la, a responsabilidade dos membros do conselho fiscal é exonerada em relação a tais contas, exceto em casos de erro, dolo, fraude ou simulação.

O que é a AGO?

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) é uma reunião anual obrigatória realizada por empresas que possuem sociedades anônimas ou limitadas. O objetivo é discutir e deliberar questões importantes para a empresa. Isto inclui a aprovação das contas e demonstrações financeiras, eleição de administradores, definição de dividendos e outras matérias previstas na legislação.

Na AGO, os sócios e acionistas participam das decisões e direcionamento da empresa, exercendo seus direitos e cumprindo suas obrigações como membros da sociedade. Além disso, é uma importante medida de transparência e prestação de contas. Pois garante que todos os membros tenham acesso às informações financeiras e operacionais do negócio.

A AGO deve ser convocada e realizada de acordo com os prazos e formalidades previstas na legislação e no estatuto social da empresa. Caso a AGO não seja realizada no prazo estabelecido, a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções legais.

Diferença entre AGO e Assembleia de Sócios

A Assembleia Geral Ordinária deve ser feita pelas sociedades por ações e a Assembleia de Sócios, também chamada de reunião de sócios, pelas limitadas.

A Assembleia de Sócios possui regras previstas no contrato social da empresa, podendo tratar de qualquer assunto relevante para a empresa. Entre eles, mudanças no contrato social, eleição ou destituição de administradores e afins.

Embora a AGO seja uma reunião obrigatória anual para empresas com sociedades anônimas, a Assembleia de Sócios pode ser convocada a qualquer momento.

Em ambos os casos, a realização das assembleias é uma importante medida de transparência e prestação de contas, garantindo que os sócios e acionistas tenham acesso às informações financeiras e operacionais da empresa, além de poderem participar das decisões estratégicas e direcionamento da empresa.

Quem deve convocar a assembleia de sociedades limitadas?

A convocação da Assembleia Geral de sociedades limitadas é uma obrigação legal dos administradores da empresa. No entanto, em alguns casos específicos, outros responsáveis podem assumir essa função.

Cabe aos administradores convocar a Assembleia Geral, definindo a pauta de deliberação, data, horário e local da reunião. Caso a diretoria atrase por mais de um mês a convocação, o Conselho Fiscal pode assumir a responsabilidade de convocar a Assembleia.

Se os administradores atrasarem por mais de 60 dias a convocação da Assembleia, um sócio da empresa pode assumir a função de convocar a reunião. Nesse caso, o sócio deverá observar as formalidades previstas no contrato social e na legislação aplicável.

Além disso, se os titulares de mais de 1/5 do capital social da empresa solicitarem a convocação da Assembleia Geral e não tiverem seu pedido atendido no prazo de 8 dias, eles próprios podem convocar a reunião, definindo a pauta de deliberação, data, horário e local da reunião.

E no caso das sociedades anônimas?

A convocação, no caso de sociedades anônimas, é uma obrigação legal dos órgãos de administração da empresa, principalmente o Conselho de Administração ou os Diretores. 

Se os órgãos da administração atrasarem por mais de um mês a convocação da Assembleia, o Conselho Fiscal pode assumir a responsabilidade de convocar a reunião.

Caso os administradores atrasem por mais de 60 dias a convocação da Assembleia, qualquer acionista da empresa pode assumir a função de convocar a reunião, observando as formalidades previstas na legislação e no estatuto social da empresa.

Além disso, se os acionistas que representem ao menos 5% do capital social da empresa solicitarem a convocação da Assembleia Geral e não tiverem seu pedido atendido no prazo de 8 dias, eles próprios podem convocar a reunião, definindo a pauta de deliberação, data, horário e local da reunião.

E, por fim, se os administradores não atenderem o pedido de convocação no prazo de 8 dias, os acionistas que representem ao menos 5% do capital votante ou no mínimo 5% dos acionistas sem direito a voto podem convocar a reunião.

Publicações dos anúncios de convocação e atas

As publicações dos anúncios de convocação e atas das Assembleias Gerais devem ser feitas no órgão oficial da União ou do Estado, de acordo com o local da sede do empresário ou da sociedade, e em jornal de grande circulação.

No entanto, companhias fechadas com receita bruta anual de até R$ 78 milhões podem optar por realizar as publicações eletronicamente, seja em site próprio ou no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Já as companhias fechadas com receita bruta anual superior a esse valor e as companhias abertas de qualquer porte devem realizar as publicações em jornal de grande circulação, tanto impresso quanto digital, na localidade da sede da companhia.

É importante destacar que, de acordo com os artigos 70 e 71 da Lei Complementar nº 123/2006, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) estão dispensadas da realização de reuniões e assembleias, assim como da publicação de qualquer ato societário.

A BHub pode te ajudar!

Com o Paralegal as a Service, a BHub pode ajudar sua empresa durante esse período de aprovação de contas. Oferecemos serviço de profissionais excelentes para realizar o registro do ato societário, assim como outras demandas paralegais. 

Você precisa de esclarecimentos adicionais para te auxiliar na prestação destas aprovações? Então, entre em contato com nossos especialistas

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts