FacebookTwitterLinkedIn

A implementação de um setor financeiro na empresa

relatórios contábeis, bloco de notas e lupa em cima da mesa ilustram artigo sobre a implementação de um setor financeiro na empresa

É normal que, ao abrir o próprio negócio, o empreendedor queira “manter tudo em casa”, incluindo investir na implementação de um setor financeiro dedicado apenas à organização. Delícia, né? E funciona muito bem – desde que a PME ou startup tenha como pagar esse investimento, que não é baixo…

Antes de entrar nesse tema, vai o aviso: sabemos que é uma área estratégica, que lida com informações confidenciais e sensíveis, tanto a nível financeiro quanto tributário e contábil. Porém, a boa gestão financeira vai respeitar os limites das informações, estejam os profissionais dentro do negócio ou fora dele. 

Assim, não é muito sobre ter ou não gente in house para gerenciar finanças, mas sobre confiar em quem realiza esse serviço para você.

Isso posto, vamos aos fatos: a gestão financeira lida com inúmeras tarefas, que incluem, mas não se limitam a, controle de custos, orçamento e lucros da organização. Na verdade, o que esse setor faz é cuidar para que a empresa esteja economicamente saudável, pois é nesse pilar que se constrói o crescimento. Desejar que a ideia sobreviva por anos em um mercado altamente competitivo todo mundo deseja, mas só quem tem gestão voltada ao setor financeiro apresenta chances reais de atingir o objetivo.

E o assunto, claro, é muito sensível: o setor financeiro é o coração da empresa; se vai mal, raramente o negócio sobrevive. Investir corretamente na implementação de um setor financeiro na empresa é, sem sombra de dúvida, uma decisão vital.

Mas o que faz, realmente, um setor financeiro para que a implementação justifique o investimento?

Dependendo do que sua empresa produz ou vende, seria mais fácil elencar o que uma gestão financeira não faz. A lista de tarefas é enorme! Além de manter o equilíbrio do fluxo de caixa, para arcar com folha de pagamento, quitação de empréstimos, compra de matéria prima e pagamento de serviços essenciais, como água, luz e internet e demais compromissos, o setor financeiro ainda se responsabiliza por outras particularidades.

Todas estão voltadas a atender com excelência as auditorias e prestação de contas para órgãos regulamentadores oficiais? Sim. Mas não é só isso: sem a gestão de dados, o empreendimento pode estar fadado ao fracasso. 

Trata-se de uma área com muitas especificações e normas que, por um lado, atendem às demandas de todos os tipos e tamanhos de empresas e que, por outro, quando desorganizada, pode gerar passivos jurídicos inestimáveis – como os processos trabalhistas.

A implementação de um setor financeiro na empresa vai contar com as seguintes atividades:

  • Tesouraria – administra o caixa da empresa e todas as movimentações financeiras, como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e análise de crédito;
  • Controladoria – área que colabora para a gestão de qualidade, direcionando questões orçamentárias e administrativa;
  • Fiscal – setor responsável por cumprir a legislação e controlar a emissão de notas fiscais;
  • Controle bancário – realiza controle das mais diversas diversas movimentações bancárias;
  • Planejamento financeiro – cria estratégias  e desenvolve ações para  atingir objetivos da empresa;
  • Auditoria – garante a fidelidade dos registros e a credibilidades dos relatórios financeiros;
  • Faturamento – gerencia o vencimento dos contratos e pagamentos recebidos.

Dependendo do tamanho da empresa, o departamento financeiro precisa ser robusto. Mas pequenas empresas e startups podem prever um número menor de funcionários, devido ao orçamento mais enxuto – ou, ainda melhor, contar com a gestão do setor financeiro como serviço.

Setor financeiro como serviço

A implementação de um setor financeiro contando com a terceirização desse serviço é a forma de trazer mais economia e agilidade ao processo, sem abrir mão da qualidade e da eficiência.

Quanto tempo você leva para buscar profissionais capacitados no mercado, ter condições de oferecer a ele salários competitivos e, finalmente, realizar a contratação? Bastante tempo.

Com uma ferramenta tecnológica que te ajude a otimizar processos e até melhorar os resultados do departamento, a partir de profissionais especializados em finanças, a conversa fica bem mais leve, prática e economicamente viável.

Conheça a BHub!

A BHub oferece gestão financeira as a service. Então, a solução é pensada para suprir todas as demandas burocráticas, a partir do modelo de negócios e do porte de cada empresa. Por meio de uma assinatura mensal com a gente, você garante expertise para a saúde financeira da organização e, ainda, conta com atendimento exclusivo para tirar dúvidas. 

Não tá botando fé? Dá só uma olhada no que a BHub pode te oferecer no modelo FaaS:

  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Controle da folha de pagamento;
  • Conciliação bancária;
  • Dashboard financeiro personalizado;
  • Relatórios financeiros mensais.

E isso é só o começo. Uma das principais vantagens dessa parceria é que especialistas da BHub ficam dedicados ao seu negócio e disponíveis para te auxiliar sempre que necessário. Assim, você tem mais tempo para focar naquilo que é essencial para fazer o negócio decolar.

Ah, e você tem acesso a todas as informações gerenciais da sua organização, como relatórios, KPIs e documentos contábeis. Do lado de cá, garantimos a confiabilidade no tratamento dos dados e sigilo absoluto em relação a qualquer documento da sua empresa.

O modelo de gestão financeira por assinatura é novo, mas muito seguro, e garante a excelência de uma equipe especializada a partir de um investimento justo e acessível. É só usar, comprovar e economizar. 😉

Se você quer fazer parte do empreendedorismo do futuro, as mudanças precisam começar agora. Entre em contato com a BHub e vamos falar sobre o plano que melhor atenda às suas necessidades!

Últimos posts